Guia Definitivo dos Restaurantes Vegetarianos e Vegan no Porto 2025
Também encontra por aqui uma francesinha de perú, uma vegetariana, uma vegan e até em formato calzone. Este restaurantevegetariano tem francesinha vegan com beringela, courgette, tomate grelhado,cebola caramelizada, tofu fumado e seitan assado. Quanto ao molho, é feito detomate fresco, especiarias e bebidas espirituosas. Para torná-la vegan, basta pedir sem ovo e substituir oqueijo de vaca por queijo vegetal ou couve lombarda. O Golfinho é pequenino e acolhedor e quase passa despercebido na rua Sá de Noronha. Mas a escassez é só no espaço, porque a comida é bem servida e a simpatia dos donos transborda por todos os lados.
“Qual é, para ti, o melhor sítio para comer uma francesinha no Porto? ” Provavelmente, quando falo com amigos sobre comida, esta é uma das perguntas mais frequentes, mas também das mais controversas. Depois de experimentar mais de 25 francesinhas diferentes em todo o distrito do Porto, este artigo vai tentar dar-te a resposta de acordo com a minha opinião. Esta versão de receita de francesinha vegan é uma actualização a uma receita de francesinha vegan que tinha colocado aqui há muitos anos e em vez de reescrever a receita, fiz uma nova.
Outras dicas onde comer francesinhas
Esta é preparada com enchidos e hambúrguer vegan, cogumelos e vegetais, e é uma das mais afamadas dentro deste nicho. Na central das francesinhas, ou seja, os Poveiros, a Santa Francesinha é outro dos destaques e as opções por lá são várias. A especialíssima adiciona bacon aos ingredientes habituais e já vem com ovo e batata. Mas o prato que rouba o nome ao restaurante, pega nela e acrescenta-lhe ainda um hambúrguer e cebola caramelizada, para os mais corajosos. Há ainda a opção com bife de frango, com camarões e com bife picado em pão bijou.
- O restaurante é famoso pelo seu molho, mas também pelo espaço amplo e acolhedor.
- É um prato pesado, é indiscutível , mas é absolutamente delicioso e uma experiência imperdível se estás no Porto.
- Foi aqui que Daniel David da Silva, um emigrante regressado da França, inventou a francesinha.
- As francesinhas são preparadas pelo próprio Afonso, o dono, e pela mulher, os únicos a confeccionar o molho, “um pouco mais picante e acervejado do que o tradicional”.
- De aspecto rústico e guloso, a sandes vem regada com um molho picante e as batatas fritas enxutas são cortadas à mão e fritas na hora.
Francesinha vegetariana com tofu e cogumelos
Pode-se optar pelo menu completo, que traz sopa, chá e prato principal, ou pedir cada item à parte. No dia em que lá fomos, havia creme de legumes com laranja e coco, croquetes de feijão preto com amendoim, arroz de curcuma com alho-francês e pickles de beterraba. Para sobremesa, tarte de avelã e tarte de mousse de cacau e avelã. O espaço é bonito, com uma decoração simples e moderna em tons suaves.
Aproveite para comer uma interpretação da tradicional francesinha, recheada com vegetais como beringela, tomate, cebola ou curgete. Prepare em sua casa uma destas deliciosas receitas de francesinha vegetariana e surpreenda. As salsichas beyond meat francesinha café regaleira são óptimas para este prato típico do Porto, acrescentam um sabor e textura muito bons.
Embora ainda não sejam muito comuns, há cada vez mais restaurantes a servir versões vegetarianas e vegan da francesinha, permitindo que mais pessoas possam provar esta especialidade portuense. Claro que não é exatamente a mesma coisa, mas algumas versões aproximam-se bastante mais do sabor original do que seria expectável. O Nem Carne Nem Peixe é um restaurante vegetariano requintado, com um toque gourmet. O menu reinventa pratos clássicos da gastronomia e tradicionais portugueses, mas sem carne nem peixe, havendo também opções vegan e sem glúten. Se hoje é dia de concerto na Casa da Música, o jantar já está assegurado.
O atendimento é atencioso, com explicações detalhadas sobre os pratos e boas sugestões. O Cult of Pita destaca-se pela autenticidade dos sabores e texturas do Médio Oriente, oferecendo fast food vegetariana de conforto, equilibrando sabor e saúde. Sem dúvida, é um dos nossos favoritos, não só pela qualidade da comida, mas também pela capacidade de recriar os sabores do Médio Oriente que tanto apreciamos. As doses são generosas e, caso necessite de mais pita para mergulhar nos molhos, pode sempre pedir mais. O restaurante tem uma excelente relação qualidade-preço, sendo uma opção acessível, com um custo médio entre 10 e 15 € por pessoa.
Os restantes ingredientes podem variar, mas normalmente coloco seitan e tofu, se tiver chouriço ou bacon vegan também posso utilizar. A combinação de sabores e o cuidado na preparação dos pratos fazem toda a diferença. Também vendem comida congelada para levar para casa e, aos domingos, há um menu de brunch. Provámos um hambúrguer, caril de grão e tabulé de quinoa – estavam bem feitos, muito bonitos, mas com sabores discretos e longe das versões mais autênticas. O hambúrguer foi o que se destacou mais, especialmente o de crispy seitan e bacon, que tinha um toque fumado interessante. O restaurante também dispões alguns sumos e infusões interessantes assim como sobremesas.
Casa Inês – Time Out Market
É bem avantajada, feita em pão rústico, com bife de alcatra, e aos enchidos tradicionais (do Leandro) acrescentam bacon. Vem coberta com um molho igualmente guloso e uma dose generosa de batata caseira a acompanhar. A República das Francesinhas começou a ser projetada no início de 2019 e abriu as portas, pela primeira vez, em julho de 2019. Nós, Cátia e Carlos (casal), já trabalhávamos na área da restauração desde 2012 (tínhamos um restaurante com um conceito de refeições económicas, mas que servia umas francesinhas). A crescente procura por esta iguaria nesse restaurante e o cansaço da exigência do dito “prato do dia” fez-nos refletir sobre o futuro.
Se não troca a comida da avó e da mãe por nada deste mundo, leia o que se segue. Se prefere alargar as suas opções e ir além da comida tradicional, passe os olhos por esta lista dos 44 melhores restaurantes no Porto. “O pão estava torradinho e fofo, a carne do bife bem passada e saborosa, e a fatia de mortadela com bagos de pimenta preta dava-lhe um toque interessante.